Brasil
Publicada em 09/12/18 às 18:13h - 53 visualizações
Sergio Moro quer fortalecimento do Conaf

Radio Piemonte Fm Miguel Calmon Bahia


 (Foto: Radio Piemonte Fm Miguel Calmon Bahia)

A equipe do futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, pretende reforçar a estrutura do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), principal órgão fiscalizador dessa área no Brasil, e tornar mais ágil o repasse de dados às instituições de investigação.

Criado há 20 anos e vinculado atualmente ao Ministério da Fazenda, o Coaf ficará sob a responsabilidade do ex-juiz da Operação Lava Jato no Paraná. Moro indicou o auditor e chefe da área de investigação da Receita Federal em Curitiba, Roberto Leonel, para comandar o órgão a partir de 1.º de janeiro.

A proposta de mudança do Coaf prevê a ampliação do quadro de funcionários – hoje com 37 pessoas – além de investimento em tecnologia. Um dos objetivos da reestruturação é que o órgão atue de forma mais “proativa e ágil”.

Há duas formas principais de atuação do Coaf. Uma é quando uma autoridade pede a informação por causa de uma investigação em curso. Essa é a que representa a maior parte dos relatórios feitos atualmente pelo órgão. O que o reforço na estrutura pode fortalecer é a segunda forma de atuação – quando o próprio conselho identifica suspeitas, em seu trabalho de busca de dados, e encaminha espontaneamente para autoridades.

Segundo o atual presidente do Coaf, Antônio Ferreira, apesar de a comunicação espontânea ter alto impacto, o órgão “não tem estrutura suficiente para estar mais perto das investigações, para que possa prospectar ainda mais esses tipos de crimes e levar aos investigadores”. “O que se espera é que o Coaf esteja mais próximo do investigador, que o trabalho dele possa estar mais conectado lá na base, no mundo operacional, que ele possa estar mais presente ali”, afirmou ao jornal O Estado de São Paulo.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
No Ar
ALVORADA SERTANEJA com VALDIR SANTANA - ALVORADA SERTANEJA



Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Peça sua Música

  • Flávia Manuelle De Jesus Teixeira
    Cidade: Feira de Santana
    Música: Tayrone- Metrô
  • Bruno Silva
    Cidade: Brasília
    Música: E aí be
  • Bruno
    Cidade: Brasília
    Música: E aí be
  • eziquiel
    Cidade: salvador
    Música: o galileu
  • paulo roberto
    Cidade: belo horizonte
    Música: praticar o 71 mc caina e r marley
  • Rs_Informatica
    Cidade: Piritiba-França
    Música: A Estrada - Cidade Negra
Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 49772 Usuários Online: 18


Parceiros

Rádio Piemonte, 88.5 Miguel Calmon - Bahia - Tel: (74) 3627-2613 / (74) 9 - 9910-8163 / (74) 9 9100-5932
Copyright (c) 2019 - Radio Piemonte Fm Miguel Calmon Bahia - Todos os direitos reservados